Você está aqui:

18.9.2018 – 15:50

Até o fim do ano, o Ministério da Cultura (MinC) poderá contar com uma pesquisa sobre a gestão compartilhada e a sustentabilidade dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Por meio de parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o MinC contratou uma consultora especializada que analisará os resultados das três edições da pesquisa de funcionamento desses centros, elaborada pelo ministério, nos anos de 2015, 2016 e 2017.

A consultoria irá sistematizar os resultados referentes à experiência de gestão dos CEUs e ainda avaliar o modelo de gestão compartilhada dos CEUs, realizada por grupos tripartites, compostos por poder público, comunidade do entorno do centro e sociedade civil organizada. O grupo é quem define as ações e a forma de funcionamento do CEU.

“A mensuração e análise de resultados do desempenho de programas no setor público é um dos pilares da boa governança. Assim, este trabalho do MinC em parceria com a UNESCO trará subsídios para que ações de melhoria contínua possam ser implementados em todos os municípios contemplados pelo programa CEUs”, avalia o secretário de Difusão e Infraestrutura do MinC, Paulo Nakamura.

Em 2018, 28 CEUs já foram inaugurados. Cada unidade conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica e playground, entre outros equipamentos, em três diferentes modelos: 700, 3 mil e 7 mil metros quadrados.

A consultoria especializada contém em seu plano de trabalho visitas a algumas unidades. Foram selecionadas as Praças CEUs de Rio Claro e Santana de Parnaíba (SP); Aparecida de Goiânia (GO); Jacundá (PA); Campo Bom (RS) e Serra Talhada (PE).

A previsão de conclusão da pesquisa é em dezembro com a entrega do documento técnico, que contará com uma avaliação do modelo de gestão, incluindo análise comparativa que considera mudanças de gestão municipal e a identificação de casos bem-sucedidos de sustentabilidade – incluindo gestão, orçamento, financeiro e programático – de Praças CEUs.

“Os resultados da pesquisa proposta servirão ainda como referência para a confecção de materiais de capacitação dos Grupos Gestores, potencializando o funcionamento e a sustentabilidade das Praças ao longo dos anos e das gestões municipais”, destaca Nakamura.

 

CEUs

Programa do governo federal lançado em 2010, a entrega dos CEUs à população se baseia na parceria entre União e municípios. Com recursos do MinC, as obras são de responsabilidade das prefeituras municipais. Estão sendo construídos 331 CEUs, com 175 unidades já inauguradas nas cinco regiões do país desde 2012.

Instalados em territórios de vulnerabilidade social, os centros, mais conhecidos como Praças CEUs, integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania nas cidades brasileiras.

Depois de inaugurados, os CEUs são geridos pelo Comitê Gestor, formado por representantes da prefeitura, da sociedade civil organizada e da comunidade. O MinC, no entanto, tem promovido uma série de encontros e seminários no intuito de apoiar e formar os gestores para promover o bom funcionamento e a gestão compartilhada desses equipamentos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura