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24.8.2018 – 17:33

O Ministério da Cultura (MinC) designou os representantes que participarão do Grupo de Trabalho (GT) do Mercado Editorial do Brasil. Criado pelo MinC no fim de julho, o GT tem o objetivo de elaborar um diagnóstico do setor no Brasil e propor medidas legislativas e ações de financiamento. A portaria com os nomes dos participantes foi publicada no Diário Oficial. Dois encontros do grupo já estão agendados, sendo o primeiro para o dia 12 de setembro e o segundo para o dia 31 de outubro.

Participam do GT representantes do MinC, da Fundação Biblioteca Nacional, da Câmara Brasileira do Livro, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, da Associação Nacional de Livrarias, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e da Liga Brasileira de Editoras. De acordo com a portaria que formalizou a constituição do GT, o MinC pode, ainda, convidar membros da sociedade civil e representantes de outros órgãos do poder público para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos, caso seja necessário. O GT será presidido pelo Secretário de Economia Criativa do MinC, Douglas Capela.

Formação do GT

O GT do Mercado Editorial do Brasil foi uma iniciativa do MinC após diversas reuniões realizadas entre representantes do setor e o ministro Sérgio Sá Leitão. Diante das necessidades da área, o ministro Sérgio Sá Leitão optou pela criação de um grupo de trabalho para que pudesse fazer uma avaliação da área no Brasil, considerando todos os elos da cadeia de valor e com a participação de diversos atores do mercado editorial. A partir do diagnóstico, caberá ao grupo elaborar proposta de legislação e de política pública para a promoção do mercado editorial no Brasil, além de propor ações adicionais que julguem necessárias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura