Você está aqui:

10.8.2018 – 11:11

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa nesta sexta-feira (10), em São Paulo, do evento Futuro na Cultura, que tem o objetivo de reunir inteligências e setores criativos para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural e propor políticas públicas no Estado. Idealizado pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, a iniciativa traz palestras, workshops e debates. Às 16h30, Sá Leitão debaterá o tema O Valor do Futuro, ao lado de Pedro Magyar, da Desenvolve SP, e de Maurício Juvenal, da Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo. A mediação é de Eduardo Saron, diretor do instituto Itaú Cultural. O evento segue até este sábado (11).

Mais de 20 especialistas em economia criativa, inovação e cultura integrarão os painéis do evento. Na manhã desta sexta-feira (10), representantes dos consulados do Canadá, Colômbia, México, Países Baixos e Portugal participaram do painel Estratégias internacionais de futuro, para mostrar o estágio de desenvolvimento do setor cultural nesses países, como se dá a relação entre Estado e empresas e como é a relação comercial bilateral com o Brasil.

A programação desta sexta-feira ainda traz os painéis Quase futuro, com os convidados Adriana Silva (IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Isabel de Freitas Paula (Unesco) e Domingos Leonelli; e O saber do futuro, com a educadora Claudia Costin e representantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Escolas de Técnicas de Economia Criativa (Etecris).

No sábado (11), os temas tratados serão Voo breve até o futuro da cultura (com a participação de Tadeu Jungle e Gil Giardelli), Moda, economia criativa e iniciativas (com Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week), Novíssimas tecnologias e soluções integradas (com Rodrigo Terra, do Árvore Criativa, entre outros) e Hubs e redes como pontes para a construção da inovação e do futuro na cultura, com a consultora Luciana Bazzanella, da White Rabbit e professora da Fundação Getúlio Vargas.

Nos dois dias de evento, um palco paralelo abrigará outros painéis, como Cultura criativa 4.0 e Mercado de cultura e inovação das periferias – Novas Experiências. Além dos painéis, também haverá palcos para apresentações de música. Outros destaques da programação são o Hackday, que é uma versão diurna do hackathon, a maratona que reúne jovens desenvolvedores para ampliar o acesso à plataforma SP Estado da Cultura, e a mostra de Startups. Esses espaços foram especialmente pensados para que programadores, designers, artistas e empreendedores possam compartilhar suas práticas e ideias.

As inscrições para o Futuro da Cultura são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Acesse a programação completa.

 

Serviço

Futuro na Cultura

Local: Memorial da América Latina, São Paulo (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda)

Data: 10 e 11 de agosto de agosto

O local possui acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Para alimentação, o evento contará com foodtrucks.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura