Você está aqui:

18.07.2018 – 9:50

Os públicos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro têm até o final este mês para conferir a exposição Mundo Animal e o espetáculo de dança Geléia Geral. A exposição e o espetáculo, que acontecem até os dias 22 e 29, respectivamente, foram selecionados por meio de editais lançados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.

Exposição Mundo Animal brinca com a hipocrisia e as estruturas de poder da atualidade. Foto: Divulgação

Contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, a mostra do artista plástico Gervane de Paula reúne cerca de 30 obras, na Funarte de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Entre as obras expostas estão entre pinturas, instalações e esculturas, todas em tamanhos, formatos e linguagens diferentes. Depois de Belo Horizonte, a exposição segue para Campo Grande (MS), no Museu Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul – MARCO, de 24 de outubro a 2 de dezembro. Mundo Animal fica em cartaz até o dia 29 de julho, de quarta a domingo, das 14h às 22h.

A exposição tem curadoria de Daniela Labra e Laudenir Gonçalves e traz mensagens permeadas pelo sarcasmo debocham contra a hipocrisia que está rondando o mundo atual. De acordo com Daniela Labra, a obra de Gervane tem um enfoque regional, porém fala das estruturas de poder que se replicam por todo o país e pela América Latina.

Na avaliação do próprio Gervane, as interpretações são questões individuais, muito particulares. “A obra está posta, cada pessoa absorve da forma que conseguir, ao seu alcance individual. O artista não pode ficar muito preocupado em explicar, após a obra finalizada ela ganha outros status, outras dimensões e para cada pessoa pode significar algo muito diferente, que inclusive tem a possibilidade de se distanciar das mesmas razões pelas quais foram produzidas”, afirmou.

Tropicália

O espetáculo Geléia Geral, terceiro espetáculo da Crütz Cia. de Dança, será apresentado até o próximo dia 22 de julho no Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado, na capital carioca. Em cena, nove dançarinos investigam as fronteiras entre as danças urbanas e o contemporâneo, numa montagem que tem como inspiração o movimento tropicalista.

O próprio título faz alusão à música de mesmo nome, do álbum Tropicália ou Panis et Circenses, lançado em 1968 e considerado o manifesto musical do movimento que contou com a participação de artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Nara Leão e o grupo Os Mutantes, entre outros. Em forma de conto e ao som somente de músicas brasileiras, o espetáculo faz temporada até o dia 22 de julho, às sextas e sábados, às 20h; e aos domingos, às 18h. A montagem foi contemplada pela Funarte no Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018.

Com direção geral de Lucas Sauer e Ricardo Lima, Geléia Geral é uma fábula contemporânea sobre a história de uma trupe de artistas, nômades, que expandem o limite de seu fazer a cada novo palco e nova cidade em que se apresentam.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura