Você está aqui:

3.10.2018 – 10:32

Ir à praça da cidade para ouvir música. O projeto Som de Minas: Circuito de Bandas e Música, em sua 3ª edição, tem levado a cidades do interior de Minas Gerais o acesso gratuito à música instrumental. A ação fomenta ainda a criação de bandas musicais nesses municípios que sediam os encontros.

Os três anos do Som de Minas contaram com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio do mecanismo de incentivo fiscal, a Lei Rouanet. Apenas nesta edição, o projeto captou R$ 325 mil com empresas mineiras – recurso que viabilizou a realização das apresentações.

De dezembro de 2017 para cá, foram realizados quatro dos cinco encontros previstos com bandas de música em áreas públicas. São dois dias de evento, sempre aos fins de semana, onde são realizados desfiles pela cidade até o encontro na praça pública reservada pra as apresentações.

Bandas que ficam em cidades até 200 km de distância de onde são feitas as apresentações são convidadas a participar. Cada um dos encontros tem mobilizado em torno de seis a dez bandas de músicas em um total de cerca de 300 músicos. As apresentações são gratuitas e abertas para espectadores de todas as idades.

“Você deduz que o público não vai gostar e a cidade se mobiliza a ponto de quererem estudar música”, exalta o produtor cultural Bruno Cunha Minafra, que organiza os encontros desde 2012. “Sem o apoio da Lei Rouanet, a gente não conseguiria levar a acesso a cidades que não tem tanto a possibilidade de contato com a música instrumental”, comenta.

No repertório apresentado o público tem conferido música popular brasileira, temas de filmes famosos e ao menos um dobrado – uma espécie de marcha militar tocado para valorizar a tradição dessas bandas sinfônicas. “Os mais tocados são ‘Cisne branco’, ‘Dois corações’ e ‘Capitão Caçula'”, conta Minafra.

Neste terceiro ano de apresentações, o Som de Minas realizaram eventos nas cidades de Santana do Paraíso, (dezembro de 2017); Ipaba (março de 2018); Coroaci (18 e 19 de agosto); Bom Jesus do Galho (1º e 2 de setembro) e Joanésia (previsto para outubro, em data a confirmar).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura