Você está aqui:

2.10.2018 – 9:39

Começa nesta terça-feira (2) o Goiânia Mostra Curtas, que vai exibir, até domingo (7), produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Serão 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimentais, divididos em cinco mostras competitivas e uma especial. 

O Goiânia Mostra Curtas foi um dos premiados no edital de apoio a mostras e festivais audiovisuais lançado em julho de 2017 pelo Ministério da Cultura (MinC). O edital é parte do Programa Nacional de Fomento ao Audiovisual (Proav), que destinou mais de R$ 8,6 milhões para 135 projetos do setor audiovisual. Além de mostras e festivais, foram lançados outros quatro editais, voltados a roteiros de novos roteiristas, canais culturais na web, produção de curtas-metragens e de aplicativos e jogos eletrônicos voltados à área cultural.

“A Goiânia Mostra Curtas é o resultado da resistência com um propósito criado há 18 anos: provocar e estimular o audiovisual no coração do cerrado. Contemplar diferentes formatos de gêneros de curtas-metragens com produções de todo o país demonstra a evolução desse cenário, que a Goiânia Mostra Curtas ajuda a construir e se fortalecer”, destaca a diretora geral do festival, Maria Abdalla.

Para os filmes que integram a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Animação, um corpo de jurados avaliará as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri. Entre os prêmios entregues estão locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Além dos prêmios cedidos por empresas de audiovisual, todos os curtas-metragens escolhidos pelos júris, incluindo o júri popular, também recebem o Troféu Icumam.

A Curta Mostra Especial, única não competitiva em 2018, convida para uma reflexão sobre o papel das mulheres no cinema com o tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo”. A diretora, roteirista, antropóloga e curadora da Mostra Especial, Maíra Bühler, elegeu 12 curtas que pretendem ampliar o debate sobre as relações de gênero.

A programação da Curta Mostra Especial também homenageia a cineasta Yasmin Thayná, fundadora da Afroflix, plataforma criada para divulgar filmes dirigidos, protagonizados e produzidos por negros; e Juliana Vicente, diretora, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

 

Formação profissional

O festival também oferece atividades de formação profissional, como o Laboratório de Roteiros Audiovisuais e a Feira Audiovisual. A proposta da Feira é ampliar o público de curta-metragem e oferecer um espaço para capacitação, além de funcionar como um local para estabelecer uma rede de contatos nacionais e internacionais. Haverá painéis, master classes, oficinas e um lounge de networking com importantes nomes do meio audiovisual do Brasil e do mundo.

Entre os profissionais que integram a programação da Feira figuram grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Emmy Sidiras, coordenadora do Cinemart no Festival de Cinema de Roterdã, e Sandro Fiorin, um dos fundadores da FiGa Filmes, uma combinação de agência, distribuidora e produtora, em Los Angeles (EUA).

 

Serviço

18ª Goiânia Mostra Curtas

Quando: de 2 a 7 de outubro

Onde: Teatro Goiânia (Avenida Anhanguera com Avenida Tocantins, Setor Central)

Entrada gratuita

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura