Você está aqui:

18.10.2018 – 13:50

Aproximar ainda mais os museus brasileiros das plataformas digitais para promover, divulgar e valorizar o campo museológico são os objetivos da Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia. O evento acontece no dia 6 de novembro em três capitais brasileiras: Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). O projeto possibilitará múltiplas ações de promoção e divulgação de museus e seus acervos, a partir da criação ou qualificação de verbetes na web sobre elas, suas histórias, seus itens de coleções e outros temas relacionados.

A ação acontecerá simultaneamente nas três cidades envolvidas, das 9h às 18h, e contará com a participação de técnicos dos 30 museus vinculados ao Ibram, servidores da sede do órgão em Brasília e técnicos de museus de Recife e Rio de Janeiro. Serão oferecidas mais de 60 vagas para interessados em participar, desde que sejam estudantes ou técnicos na área de Museologia.

Os interessados em participar devem enviar um e-mail até sexta (19) para cpgii@museus.gov.br. Em caso de dúvidas, o Ibram disponibilizou dois telefones: (61) 3521-4135/4142. A Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia será um esforço colaborativo, o que permitirá ampliar o acesso e o conhecimento dos diversos públicos sobre os museus participantes e instigá-los a visitarem essas instituições culturais.

A ação será promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em parceria com a Wiki Educação Brasil, grupo que conta com a participação de professores, colaboradores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participantes do Programa de Educação da Wikimedia. A fundação é dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue, disponibilizados ao público de forma integral e gratuita.

A Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados do mundo, é o projeto mais conhecido da Wikimedia, com mais de 43 milhões de artigos escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Com informações do Ibram / Ministério da Cultura