Você está aqui:

O questionário do segundo censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais já está disponível na internet. Em projeto financiado pelo Ministério da Cultura (MinC), o censo vai captar informações dos agentes que desenvolvem jogos eletrônicos no Brasil, seja como atividade principal ou secundária. Profissionais autônomos ou vinculados a empresas que mantenham outras atividades na indústria de jogos também poderão participar. É só acessar o endereço https://2ocensogamesbr.questionpro.eu/.

As respostas são confidenciais e os dados da pesquisa serão utilizados apenas para o desenvolvimento de políticas públicas e de pesquisas acadêmicas. A divulgação das informações sempre manterá o anonimato do respondente. 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, destacou que o censo irá subsidiar a criação de políticas públicas voltadas para o setor de games. “Esse levantamento é fundamental para que possamos ter uma compreensão maior do mercado de games no Brasil. Isso nos permitirá desenvolver políticas de fomento e apoio voltadas para as necessidades deste setor, que tem um imenso potencial de crescimento”, afirma.

Atualização

O primeiro estudo do mercado dos jogos digitais foi realizado em 2013 e teve os resultados divulgados em março de 2014. De acordo com Luiz Ojima Sakuda, coordenador do trabalho, a novidade deste novo censo é a ampliação do escopo da pesquisa.

“Nesta edição, além dos desenvolvedores de jogos, também serão incluídos outros atores da indústria de jogos digitais, como empresas com outras atividades que trabalhem com animação ou produção de softwares, por exemplo. Também poderão contribuir com a pesquisa os envolvidos em atividades de apoio ao desenvolvimento de jogos, como sonorização, localização, monetização e consultorias, bem como outros segmentos da indústria ligados ao publishing, à distribuição, ao varejo e à mídia”, explica.

O setor de jogos eletrônicos integra a economia criativa e se apresenta como um dos setores mais dinâmicos e capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País. Nesse contexto, o mapeamento setorial das cadeias produtivas de games e jogos digitais constitui ferramenta fundamental para o estabelecimento de novas estratégias de desenvolvimento do setor.

Entre os anos de 2013 e 2016, o segmento experimentou um aumento das exportações superior a 625%, gerando US$ 17,4 milhões, segundo dados do Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers.

Para a diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura do MinC, Ana Letícia Fialho, a atualização do censo é importante, uma vez que algumas iniciativas públicas e a própria dinâmica do setor alteraram o perfil da indústria e as suas demandas. “De um modo geral, os dados do censo possibilitam a criação de ações públicas convergentes, a promoção e acesso ao mercado internacional e o fortalecimento da competitividade do setor”, esclarece.

Fonte: ASCOM MinC