Você está aqui:

Oficina de grafite foi oferecida aos que participaram da inauguração do CEU de Almirante Tamandaré (Foto: Divulgação Facebook)

Distante cerca de 15 km da capital do estado, Curitiba, os moradores do pequeno município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana do Paraná, participaram, nesta sexta-feira (19), da inauguração oficial do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro de Vila Graziela. A unidade tamandarense teve investimento de R$ 2,71 milhões pelo Ministério da Cultura (MinC), com contrapartida de R$ 220 mil da prefeitura local.

“O CEU será muito importante para o município. A partir de segunda-feira (22/1), o CRAS estará funcionando e algumas atividades de esporte e cultura também. Já, a partir de fevereiro, haverá oficinas e cursos”, afirmou a secretária substituta da Secretaria Municipal de Família, Desenvolvimento Social e Cultura da Prefeitura de Almirante Tamandaré, Edilsem Figueiroa.

Os CEUs promovem, em um só espaço, atividades culturais, esportivas e de assistência social. O projeto do governo federal, coordenado pelo Ministério da Cultura, selecionou em todas as regiões do País, áreas de grande vulnerabilidade social e poucas opções de equipamentos culturais e esportivos para instalar os centros.

Com um modelo de 700m², o CEU Lauro Schlichting é composto por uma edificação multiuso com cinco pavimentos que abriga uma biblioteca, um cineteatro/auditório com 48 lugares, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma praça coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, salas de aula e salas de oficina.

Juventude ativa

Segundo a secretária Edilsem, é grande a expectativa dos jovens da região em relação ao cineauditório. “No (bairro) Graziela, não tinha nenhum espaço como este. Há uma procura maior de adolescente e crianças, que têm tempo ocioso e não tinham espaço para ficar. Teremos oficina de grafite e até campeonato de skate”, disse.

Uma faculdade local foi selecionada, por meio de licitação, para ajudar na mobilização do espaço. Artes marciais e atividades esportivas também serão realizadas no CEU com a ajuda de professores voluntários.

De acordo com o coordenador do CEU, Sérgio William, nem a chuva atrapalhou o ânimo dos visitantes que participaram da cerimônia de inauguração do espaço. “Já temos várias parcerias na área artística. Haverá contação de histórias e pretendemos montar um grupo da terceira idade para fazer artesanato junto com as crianças”, afirmou.

Orgulho do local, a atleta Pollyana Miiller, de 14 anos, vice-campeã no mundial de Muay Thai na Tailândia, prestigiou a inauguração, onde fez uma demonstração no local. O secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (Minc), Alfredo Bertini, representou o ministério no evento.

Almirante Tamandaré

Cidade que homenageia o patrono da Marinha do Brasil, Almirante Tamandaré possui uma área de 195 km2 e conta com uma população de cerca de 115 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As indústrias mineradoras e a agricultura são as atividades econômicas de maior destaque.

Fonte: ASCOM MinC