Você está aqui:

O Ministério da Cultura (MinC) investiu R$ 2,02 milhões no CEU de Ubá (Foto: Divulgação)

Em um único lugar, aberto à população, programas e ações culturais, esportivas, educacionais, socioassistenciais e de lazer. Esse é o retrato de um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC). Nesta terça-feira (29), uma unidade do CEU foi inaugurada no município de Ubá, em Minas Gerais, em parceria com a prefeitura local. Com a inauguração do espaço, chegam também atividades gratuitas a serem oferecidas à comunidade da região.

O Ministério da Cultura (MinC) investiu R$ 2,02 milhões no centro. O CEU de Ubá se une a outros 19 já inaugurados em Minas Gerais. São escolhidos para instalação dos CEUs territórios de alta vulnerabilidade social.

O CEU de Ubá está instalado em uma estrutura de três mil metros quadrados. Serão oferecidas atividades em todos os espaços disponíveis do equipamento: oficinas e workshops nas salas multiuso e multimídia, na biblioteca e no cineteatro e atividades de esporte e lazer na quadra poliesportiva, pista de skate e pista de caminhada.

Ao ser inserido na comunidade, o centro promove benefícios como a ampliação do acesso a direitos sociais, impulsionando a formação de grupos e aumentando as possibilidades de interação, criação de vínculos, troca de saberes e conversas. A integração da comunidade é estimulada pela própria infraestrutura do espaço, cuja configuração – paredes de vidro etc. – é convidativa para que quem esteja de fora perceba as atividades e movimentações de dentro e se sinta chamado a interagir. Ao redor da praça, normalmente é possível perceber a instalação de novos comércios, a movimentação da economia local, a formação e aproximação dos grupos e coletivos da comunidade.

Participaram da inauguração o secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini, e o diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura Cultural, Paulo Edy Nakamura.

Sobre os CEUs

Programa do governo federal criado em 2010, os Centros de Artes e Esportes Unificados ou Praças CEUs fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Eixo Comunidade Cidadã. Cabe ao Ministério da Cultura (MinC) a gestão e a coordenação da implementação desses espaços pelo Brasil. Depois de inaugurados, a gestão do local fica a cargo de um comitê composto por representantes do Poder Público municipal, da sociedade civil organizada (ONGs e Pontos de Cultura) e de moradores do local.

Fonte: ASCOM  MinC