Você está aqui:

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promove, de segunda-feira (27/11) a sexta-feira (1/12), o IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, em parceria com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Évora, em Portugal. O evento tem como tema central “Conservação-Restauração: a unidade na transdisciplinaridade”. 

O objetivo do encontro, que reunirá cerca de 220 participantes nos cinco dias de atividades, é aprofundar o debate sobre a relevância e função da Conservação-Restauração na gestão do patrimônio cultural, considerando a inserção de novas tecnologias e de parâmetros científicos em ações integradas de preservação. Também será debatida a atuação do conservador-restaurador e avaliados processos de formação na área nos níveis de graduação e pós-graduação. Participarão palestrantes de Brasil, Portugal, França e Inglaterra.

“Este evento nasceu na Universidade Católica do Porto. É a segunda vez que é realizado no Brasil e a primeira que é promovido por uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura”, informa o chefe do Setor de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa, Edmar Moraes Gonçalves. “Nos últimos 10 anos, é o encontro mais importante de preservação do patrimônio e que só aconteceu graças ao apoio do MinC”, completa.

O encontro é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais; estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área de Patrimônio Cultural; profissionais de conservação-restauração; profissionais de museus, arquivos e bibliotecas; docentes e pesquisadores da área de conservação e restauração; agentes culturais e procedentes de cargos da administração pública voltados à área da cultura.

Fonte: ASCOM MinC