Você está aqui:

18.09.2017 – 10:30

A maior riqueza da Cultura brasileira pode ser observada nas experiências intrínsecas de seu povo, identificadas de Norte a Sul do Brasil em centros urbanos, no campo, territórios indígenas, quilombos, periferias, regiões ribeirinhas. 

Para reconhecer e valorizar os conhecimentos tradicionais que integram a memória social brasileira, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), institucionalizou o Programa Pontos de Memória. O objetivo é criar um Comitê Consultivo para assegurar a continuidade do programa a partir de debates e proposição de ações, estratégias e diretrizes de fortalecimento.

Em reuniões presenciais com periodicidade anual, o Comitê será composto de representantes das cinco regiões do Brasil oriundos de Pontos de Memória pioneiros, Redes Temáticas e Territoriais de Pontos de Memória, além de representantes do Ibram.

As iniciativas dedicadas à memória social já são foco da atuação do Ibram, que reconhece 362 Pontos de Memória no Brasil e 12 no exterior, tendo premiado 152 deles com quase R$ 5 milhões ao longo de três edições da premiação, realizadas desde 2011.

Uma das iniciativas pioneiras é o ponto de memória Museu do Taquaril, em Belo Horizonte (MG), criado em 2009. Constituído de forma autônoma por iniciativa da comunidade local, o ponto busca compreender as memórias social, artística e cultural, de modo a fazer com que a comunidade perceba o processo de evolução de seus saberes.

A proposta é de o Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória seja renovado a cada dois anos, período que coincide com a realização do Fórum Nacional de Museus. Foi, inclusive, durante o último Fórum, em julho de 2017, que se decidiu institucionalizar o Programa.

ASCOM MinC