Você está aqui:

15.09.2017 – 10:30

Começa, nesta sexta-feira, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), a 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento, que segue até 24 de setembro na capital federal, teve projeto aprovado para captar recursos por meio da Lei Rouanet e terá representantes que farão debates em painéis. Além disso, conta, na programação, com dois filmes realizados graças a editais lançados pelo Ministério da Cultura.

O curta-metragem Nada, dirigido por Gabriel Martins, é um deles. Foi selecionado, em 2012, no Edital Curta Afirmativo do MinC, para produção de obras visuais e curtas-metragens dirigidos ou produzidas por jovens negros. O filme conta a história de Bia que, ao completar 18 anos e ser questionada sobre qual curso seguir, responde que não quer fazer “nada”.

“O edital foi fundamental, foi todo o aporte que usamos no filme, o único que usamos”, afirma o diretor. “Tem que ter continuidade porque abastece cenário de curtas-metragens com projetos de pessoas negras, sou diretor negro, faço coro para que esses editais continuem assim como as políticas afirmativas”, completou.

O outro filme apoiado pelo Ministério da Cultura que integra a programação é Torre, dirigido por Nádia Mangolini e selecionado por meio do edital curtas-metragens do MinC em 2013 com o título Rascunhos. A história trata de quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva – o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira -, que relatam suas infâncias durante o regime.

Lei Rouanet

Além do apoio a curtas, o Festival será realizado com recursos captados por meio da Lei Rouanet. Para esta edição do evento, o MinC aprovou R$ 995.593,59 via incentivo fiscal e, até o momento, houve captação de R$ 200 mil, sendo o prazo para captação total dos recursos até 31 de dezembro.
Debates

A Agência do Cinema (Ancine), entidade vinculada ao MinC, também estará presente. A diretora-presidente em exercício, Débora Ivanov, participará em 20 de setembro dos painéis Construindo a força audiovisual do Centro-oeste, Norte e Nordeste (CONNE) e Fomento e financiamento do audiovisual: desafios e oportunidades. No dia 22, é a assessora internacional da Ancine, Ana Julia Cury, que marca presença discutindo estratégias de internacionalização no painel sobre conexões.

O Festival

O 50º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro promoverá um ambiente de negócios e funcionará como uma plataforma para o crescimento e o fortalecimento dos novos mercados audiovisuais. Nesta edição emblemática, com duração ampliada para dez dias, trará também as mostras competitivas, sessões paralelas, retrospectivas, seminários, debates, palestras, oficinas e lançamentos de livros e DVDs.

O evento é considerado um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do País e foi o primeiro festival de cinema nacional. Ao longo dos anos, enfrentou censura, crises políticas e econômicas. Chegou a ser suspenso durante a ditadura, entre os anos de 1972 e 1974.

ASCOM MinC