Você está aqui:

31.8.2017 – 12:05

O Ministério da Cultura (MinC) participa do maior evento literário do País, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (31), o secretário da Economia da Cultura, Mansur Bassit, representou o ministro Sérgio Sá Leitão na abertura do evento e destacou a importância do setor editorial para a economia da cultura, um dos pilares da atual gestão da Pasta.

Esta edição da Bienal do Livro do Rio tem apoio do MinC via incentivo fiscal da Lei Rouanet. O ministério aprovou um projeto para captação de R$ 4,5 milhões junto a patrocinadores. As edições de 2015, 2013 e 2011 também tiveram apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, totalizando R$ 33,6 milhões autorizados.

Mansur Bassit afirmou que os setores editorial e audiovisual são hoje os mais bem estruturados do país, com forte impacto na economia da cultura. “O setor editorial faz parte dessa economia forte e dinâmica. Ele dissemina conhecimento, emprega, gera renda e não para de se reinventar”, destacou.

Segundo o secretário, o setor editorial publica anualmente números de produção e vendas e de hábitos de consumo. Neste mês, a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros lançaram o Censo do Livro Digital, estudo que mapeia pela primeira vez o conteúdo digital no país.

Durante a abertura do evento, Bassit citou o Atlas Econômico da Cultura Brasileira, lançado neste ano pelo MinC, e a Conta Satélite da Cultura, que mede o impacto das atividades culturais no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, como importantes ferramentas de construção de políticas públicas. “Precisamos construir novos modelos de financiamento e marcos legais que melhorem o ambiente de negócio. Temos que desburocratizar os instrumentos públicos de apoio ao setor”, afirmou o secretário, ao defender uma parceria entre os setores setor público e privado para avançar na área da criatividade.

A Bienal do Livro vai até o dia 10 de setembro, no Riocentro. Pelo menos 330 autores já confirmaram presença no evento, que ocorre há 36 anos, permitindo uma aproximação entre escritores e seus leitores. Estão programados debates, bate-papos com autores e personalidades, sessões de autógrafos e atividades culturais. Confira a programação.

Estão confirmados, entre outros, Ana Maria Machado, Fabrício Carpinejar, Fernando Gabeira, Frei Betto, Leandro Karnal, Maurício de Sousa, Paula Pimenta e Ziraldo. Entre os estrangeiros, devem participar a britânica Paula Hawkins, autora de A Garota do Trem, que vendeu mais de 250 mil exemplares no Brasil, e a americana Abbi Glines, das séries Rosemary Beach, Sea Breeze, Vincent Boys, Existence, The Field Party e South of the Mason Dixon.

Fonte: ASCOM MinC