Você está aqui:
29.8.2017 – 17:00
Seis municípios das regiões Sul, Sudeste e Nordeste aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), instrumento criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para gestão compartilhada de políticas culturais. Passaram a integrar o sistema Condado, Lagoa Grande e Surubim, em Pernambuco, Abaiara, no Ceará, Cantagalo, em Minas Gerais, e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. 
No total, são 2.439 adesões ao SNC, o que corresponde a 43,79% dos municípios brasileiros. Com as novas adesões, o sistema passa a contemplar 159,6 milhões de pessoas em todo o País. Os convênios entre o MinC e os seis municípios foram publicados nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União. Neste ano, já foram 251 adesões ao Sistema Nacional de Cultura.
A adesão ao SNC permite que estados e municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação de órgão de gestão local, de conselho de política cultural, de conferência e de plano de cultura, além de sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.
O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura, para auxiliar nesse processo. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.
Fonte: ASCOM MinC