Você está aqui:

23.8.2017 – 16:35

Prefeito Orlando Morando e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)

Em reunião nesta quarta-feira (23) com o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, o ministro Sérgio Sá Leitão se colocou à disposição – juntamente com as equipes técnica e jurídica do Ministério da Cultura – para buscar “a melhor solução legal” para viabilizar a conclusão das obras e a implantação da Fábrica de Cultura, um espaço de formação e difusão artística em local onde se previa, inicialmente, a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador.
A obra foi interrompida por decisão judicial devido a investigações sobre suspeita de desvio de recursos por gestões anteriores da prefeitura do município paulista. A construção do equipamento cultural é fruto de um convênio entre o Ministério Cultura (MinC) e a prefeitura.
“Vamos dar a atenção necessária para encontrar a melhor solução legal e dar continuidade à construção do equipamento cultural. Estamos apoiando a prefeitura para que se viabilize a implantação da Fábrica de Cultura até o ano que vem”, declarou o ministro.
Segundo o prefeito da cidade paulista, os planos são realizar um Termo de Ajustamento de Conduta, por recomendação do Ministério Público Federal, para viabilizar a continuação da obra e a entrega do espaço cultural. “Buscaremos preservar o erário público e dar todas as garantias de lisura e transparência para viabilizar a conclusão da obra, na qual já foram investidos cerca de R$ 20 milhões em recursos públicos”, destacou Morando.
A Fábrica Cultural é um projeto da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo que busca fortalecer ações culturais para a comunidade local, integrando sociedade civil, escolas, organismos sociais e outras entidades como parceiras.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura