Você está aqui:
27.7.2017 – 12:10
Um dos mais tradicionais eventos literários do Brasil, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) iniciou sua 15ª edição esta semana no litoral fluminense. Os dirigentes do Ministério da Cultura (MinC) Mansur Bassit e Cristian Brayner estarão presentes na programação, composta de atividades que combinam literatura com performance, debates, artes cênicas e visuais. minc-na-flip-interna
Na sexta-feira (28), o secretário de Economia da Cultura do MinC, Mansur Bassit, discute os impactos do setor cultural e criativo na evolução da economia brasileira, em mesa realizada pela Câmara Brasileira do Livro às 18h.
As políticas públicas de Livro e Leitura desenvolvidas pelo MinC estarão em debate, no sábado (29), às 15h, com a participação do diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Cristian Brayner, na mesa “Enquanto isso em Brasília”. Ainda estarão na pauta a discussão sobre a tramitação no Congresso Nacional de projetos de lei: um trata do preço fixo e o outro busca instaurar a Política Nacional de Leitura e Escrita.
Fundação Palmares
A Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao MinC, também marca presença na Flip. No sábado (29), a partir das 11h, o coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Vanderlei Lourenço, participa da mesa temática “Encontros Malê em Paraty”, que debaterá questões sobre a literatura negra. Nesse encontro, autores que participaram do Prêmio Oliveira Silveira, realizado pela Fundação Palmares, vão dialogar com o público e autografar suas obras.
Além de participar da programação, o MinC apoia a realização da 15ª edição da Flip por meio da Lei Rouanet. A partir da aprovação do projeto pela Pasta, os produtores conseguiram captar via incentivo fiscal, até o momento, mais de R$ 1,4 milhão com patrocinadores.
Saiba mais sobre a Flip, que ocorre até o dia 30 de julho em Paraty.
Fonte: ASCOM MinC