Você está aqui:

19.7.2017 – 16:27

IMG_6457_-_Copia.JPG

João Batista da Silva e prefeito João Alfredo Bertolucci (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)

Gramado (RS) será a segunda cidade brasileira, após Macapá (AP), a receber um Núcleo de Produção Digital (NPD) do Ministério da Cultura (MinC). O acordo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (19), em Brasília, pelo prefeito da cidade gaúcha, João Alfredo Bertolucci, o secretário municipal de Cultura, Allan Lino, e o secretário do Audiovisual substituto do MinC, João Batista da Silva. Parte integrante do programa Olhar Brasil, os Núcleos incluem câmeras, lentes, cartões de memória, tripés, cases para proteção e transporte do equipamento, refletores, microfones, gravadores, softwares de edição, computadores e caixas de som.

“O recebimento de um Núcleo de Produção Digital representa um avanço extraordinário na área cultural, na formação dos nossos jovens e no crescimento intelectual de toda a cidade de Gramado”, destacou o prefeito João Alfredo Bertolucci. “Temos uma ligação muito forte com a arte cinematográfica, uma vez que realizamos, todos os anos, um dos festivais de cinema mais importantes do País, o Festival de Cinema de Gramado, que neste ano chega à 45ª edição”, completou.

Nos próximos meses, serão distribuídos mais 14 NPDs em cidades a serem definidas. Os equipamentos foram adquiridos, por meio de licitação, pela Secretaria do Audiovisual e estão armazenados no Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), unidade do Ministério da Cultura localizada no Rio de Janeiro.

Olhar Brasil

Com a distribuição dos Núcleos de Produção Digital (NPD), o Ministério da Cultura retoma o programa Olhar Brasil, lançado a primeira vez em 2005. O programa estabelece um novo pacto entre o setor audiovisual e a Secretaria do Audiovisual, com o empoderamento local, a descentralização, a democratização e a governança compartilhada da política pública para o setor.

Na última semana de setembro, a Secretaria do Audiovisual vai realizar, na Cidade de Goiás (GO), um seminário para discutir um modelo de gestão para os NPDs. “O ideal é que os Núcleos estejam abertos à comunidade e, sobretudo, que atendam à população”, afirmou João Batista da Silva. “Queremos ouvir todos os participantes do Programa Olhar Digital, todos aqueles que compõem os Núcleos Digitais, mesmo os antigos, e os institutos federais que têm curso de audiovisual. O objetivo é identificar quais são os potenciais de cada região, quais áreas precisam ser mais bem exploradas. A partir desse diagnóstico, iremos elaborar um plano de trabalho para orientar as atividades dos núcleos nesta nova fase do programa”, completou.

Os Núcleos de Produção Audiovisual devem funcionar como um centro de qualificação e de produção não comercial, fortalecendo a cadeia produtiva local. Devem ser um multiplicador de conhecimento, promovendo cursos, oficinas e palestras de aperfeiçoamento técnico para a comunidade. Poderão estar articulados com as outras políticas da Secretaria do Audiovisual, tais como o Cine Mais Cultura, projeto que estimula a formação de cineclubes e a aproximação do cidadão à diversidade cultural do país.

Fonte: ASCOM MinC