Você está aqui:

14.07.2017 – 19:55

ana

Secretaria de Audiovisual formaliza a primeira entrega do Núcleo de Produção Digital (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), relançou nesta sexta-feira (14), o Programa OIhar Brasil com o projeto Núcleos de Produção Digital (NPDs). O projeto consiste em entregar kits com equipamentos de produção audiovisual nas diversas regiões do País. É uma política pública de formação, produção, difusão e regionalização do audiovisual. O primeiro NPD foi entregue na tarde desta sexta para a Secretaria de Cultura do Estado Amapá. A parceria foi formalizada por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado pelo secretário de cultura do Amapá, Giodilson Borges. Até o final do ano serão entregues mais 16 núcleos em cidades que serão definidas pela SAv.

“Esse projeto tem uma relação intrínseca com a educação e o audiovisual é utilizado como uma ferramenta de mobilização do próprio estudante. Inclusive alguns NPDs estão localizados dentro de institutos federais”, enfatizou o diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais e Secretário substituto da SAv, João Batista da Silva. Para ele, o programa tem um enorme potencial de crescimento, especialmente entre os jovens.

A SAv promoveu uma licitação para assegurar a montagem dos kits que vão fazer parte dos NPDs, sejam dos núcleos novos ou de atualização dos já existentes. Atualmente existem Núcleos de Produção Digital em 23 Unidades da Federação, totalizando mais de 30 núcleos em todo o País. Os novos equipamentos adquiridos pelo MinC estão armazenados no Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), unidade do Ministério da Cultura.
Seminário
Na última semana de setembro, a Secretaria do Audiovisual vai realizar um seminário na Cidade de Goiás (GO) para discutir um modelo de gestão para os NPDs. “O ideal é que esteja aberto à comunidade, e, sobretudo, atenda à população. Queremos ouvir todos os participantes do Programa Olhar Digital, todos aqueles que compõem os Núcleos Digitais, mesmo os antigos. Além desses, todos os institutos federais que têm curso de audiovisual estarão representados. O objetivo é identificar quais são os potenciais de cada região, quais áreas precisam ser melhor exploradas. A partir desse diagnóstico, iremos elaborar um plano de trabalho, que deverá orientar as atividades dos núcleos nesta nova fase do programa”, destacou João Batista.

Com a retomada do programa, o Ministério da Cultura estabelece um novo pacto entre o setor audiovisual e a Secretaria do Audiovisual, com o empoderamento local, a descentralização, a democratização e governança compartilhada da política pública. Além do tradicional mercado de filmes de longa-metragem e de curta-metragem, os criadores do audiovisual passaram também a pensar em produções organizadas para novas plataformas (internet, celulares etc.).

Cada NPD recebe equipamentos de produção e edição audiovisual digital. O Núcleo deve funcionar como um centro de qualificação e de produção não comercial, fortalecendo a cadeia produtiva local. O NPD deve ser um multiplicador de conhecimento, promovendo cursos, oficinas e palestras de aperfeiçoamento técnico para a comunidade.

Os NPDs poderão se articular com as outras políticas da SAv, tais como o Cine Mais Cultura, projeto que estimula a formação de cineclubes e a aproximação do cidadão à diversidade cultural do país; e a Programadora Brasil, que, através de seu catálogo, tem o papel fundamental de organizar e difundir os conteúdos audiovisuais brasileiros de forma qualificada.

A rede e a governança

Os Núcleos, quando implantados dentro desse novo sistema, integrarão a rede nacional dos NPDs, gerida pela Secretaria do Audiovisual, estando sujeitos ao modelo operacional da Rede, que será coordenada pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv). A coordenação deve articular o intercâmbio das obras audiovisuais, fomentar a formação técnica e a troca de experiências entre núcleos e, ainda, manter e disseminar um banco de informações sobre os núcleos, estimulando o acesso ao conhecimento e o aperfeiçoamento técnico do setor.

Será constituído um Comitê Gestor para cada Núcleo de Produção Digital, composto pela SAv, por entes públicos locais e sociedade civil organizada do setor cultural, em especial, audiovisual, que se estabelecerá enquanto ponto focal de discussão e articulação junto à Secretaria do Audiovisual na formulação, difusão e implementação da política audiovisual nacional. Anualmente, haverá uma reunião de alinhamento das políticas públicas do audiovisual, convocada e presidida pela SAv, com representantes de cada Comitê Gestor.

Cada Núcleo atuará de forma integrada com os pontos de exibição não comercial presentes na região (unidades do Cine Mais Cultura e outros cineclubes), formando polos de desenvolvimento do audiovisual local.  A produção audiovisual resultante deles também circulará na rede dos NPDs.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Fonte: ASCOM MinC