Você está aqui:

 

Nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), é a vez da cidade do Rio de Janeiro receber o encontro Palmares Itinerante. O evento acontece no Museu do Amanhã, na Zona Portuária, das 13h às 19h. Realizada pela Fundação Cultural Palmares, a iniciativa tem objetivo de promover o diálogo entre as esferas do poder público junto a representantes dos povos afro-brasileiros.

O encontro contará com a presença do presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, e da secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira. Eles vão discutir uma série de questões com um público que reúne cerca de 300 pessoas, entre membros de organizações não governamentais (ONGs), gestores culturais, produtores artísticos, comunidades quilombolas, Movimento Negro, mulheres negras, povos de terreiro, comunidades de matrizes africanas do estado do Rio e capoeiristas.

“Entre as finalidades da Palmares Itinerante está promover o intercâmbio de informações entre o poder público e a sociedade civil, disseminar conhecimento, buscar mecanismos para ampliar programas dedicados à capacitação de profissionais para o ensino da arte, história e cultura africana e afro-brasileira e assegurar programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão desse patrimônio”, destaca o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.

Serviço
Palmares Itinerante

Dias 18 (terça-feira) e 19 de abril (quarta-feira)

Das 13h as 19h

Local: Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Praça Mauá nº 1 Centro – Região Portuária

Programação

Dia 18

Abertura Fundação Cultural Palmares Erivaldo Oliveira e SMC Nilcemar Nogueira

Mesa de Escuta Mediadora Rachel Valença

Convidados: SEC-RJ, SMC/RJ, SEE/RJ, SME/RJ, MUSEU DO SAMBA, COMDEDINE, IPHAN.

Formação de Grupos por afinidades: Levantamento das demandas e encaminhamento de propostas retiradas na roda de conversas com assinatura dos participantes, a serem entregues aos órgãos competentes.

Dia 19

Mesa Roda de Conversa.

Convidados: Museu do Negro, Memorial dos Pretos Novos, DP Cultural do G.R,E.Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Povos de Terreiros Representantes dos Quilombos do Rio de Janeiro, Representantes das Comunidades Indígenas, Representante da República Democrática do Congo Intercâmbio Cultural.

Formação de Grupos por afinidades: elaboração de relatório de avaliação do encontro, assinado pelos participantes a serem entregues aos órgãos competentes.

 

Texto e Fonte: Fundação Cultural Palmares

Salvar