Você está aqui:

Sinalização turística em Congonhas é exemplo de boas práticas para o patrimônio mundial (Foto: Barbara Silva/Iphan)

Mais de 300 prefeitos e secretários municipais de todo o País se reúnem em Brasília nesta terça (11) e quarta-feira (12) para planejar e consolidar ações para gestão das cidades históricas brasileiras. A proposta do encontro nacional é alavancar o crescimento econômico e social desses municípios, aliando a preservação do Patrimônio Cultural e o desenvolvimento sustentável, em ações transversais entre as diversas políticas públicas, como turismo, educação e geração de emprego e renda.

O 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – instituição vinculada ao Ministério da Cultura – com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Na programação do evento, estão debates e palestras com representantes dessas e outras instituições, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para discutir temas como a governança das cidades históricas, diversidade cultural, a relação entre turismo e Patrimônio Mundial, o PAC Cidades Históricas e o Acórdão 3155/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU), que tece recomendações para a gestão dessas cidades enquanto polos de turismo e investimentos.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, a prioridade agora é estabelecer parcerias com os gestores das cidades históricas brasileiras, formando uma rede de cooperação entre governos, sociedade civil e iniciativa privada para promover o Patrimônio Cultural e ampliar as potencialidades desses municípios. “Precisamos construir juntos os novos caminhos que trilharemos nos próximos anos, por meio de uma política nacional que priorize questões como a sinalização e a interpretação dos sítios, a adequação de infraestrutura e demais estratégias que impulsionem e adequem nossas cidades para receber cada vez melhor os turistas, de forma sustentável e que valorize a cultura como seu maior ativo”, afirma.

Programação

Realizado na sede da CNM, o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial também traz em sua programação o lançamento dos livros Museu de Congonhas (MG), da Unesco, e do Compêndio dos Editais do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), do Iphan. Além disso, o evento também conta com a abertura da exposição Patrimônios Culturais Brasileiros, produzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Iphan.

Serviço:
3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
Data: 11 e 12 de abril de 2017
Local: Sede da CNM – Brasília/DF
Inscrições: http://www.cidadeshistoricas.cnm.org.br

Texto e fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/Ministério da Cultura

Salvar