Você está aqui:

 

A Fundação Cultural Palmares, através do seu Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro em parceria com a ECAM – Equipe de Conservação da Amazônia, está desenvolvendo um canal de comunicação com as comunidades remanescentes de quilombo. O objetivo é criar um banco de dados cujas informações serão enviadas diretamente pelos quilombolas através de um aplicativo para aparelhos móveis.

A ideia da ferramenta consiste em disponibilizar para as comunidades tradicionais questionários onde poderão responder perguntas direcionadas à cultura local, como práticas tradicionais, saberes dos moradores mais antigos e a história do povo. Informações sobre habitação, saneamento básico, educação, saúde e alimentação comporão os questionários também. A Fundação Cultural Palmares tratará os dados que serão utilizados na formulação de políticas públicas e ajudarão outros órgãos públicos a identificarem quais são as demandas das comunidades, quais políticas precisam ser implementadas e a efetividades das já existentes.

O público-alvo para o manuseio dos questionários é a juventude das comunidades, visto que os jovens têm mais facilidade em usar aplicativos e novas tecnologias da informação. O uso do celular foi escolhido porque foi diagnosticado que as comunidades têm mais acesso a eles do que à Internet em computadores.

Hoje a plataforma está sendo aprimorada pelos técnicos da ECAM, mas será transferida quando estiver concluída para a Fundação Cultural Palmares administrar. O Quilombo Mesquita, localizado aproximadamente a 47 km de Brasília, foi definido como o local para implementação do projeto piloto por estar mais próximo à sede da Fundação. Posteriormente oito comunidades localizadas no Amapá, Rondônia, Goiás e Minas Gerais participarão da avaliação para aprimorar o sistema.

A primeira aplicação dos questionários por meio de celular teve um ótimo desempenho no Quilombo Mesquita e já demonstrou que o projeto caminha na direção correta. Os jovens que aplicaram o questionário disseram que foi uma experiência muito interessante. Contaram que apesar de ser rápido inserir as respostas e encaminhar, tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente a história do quilombo.

Esses questionários serão disponibilizados pelo aplicativo desenvolvido pelo Google chamado de ODK (Open Data Kit). ODK é um pacote de ferramentas que permite a coleta e envio de dados a um servidor on-line com dispositivos móveis Android, mesmo sem conexão à Internet ou serviço de telefonia móvel no momento da coleta. Podem ser inseridos nele texto, dados numéricos, GPS, fotos, vídeos, códigos de barras e áudio.

Durante o processo foram acompanhados e orientados por um coordenador, um técnico supervisor e um engenheiro de tecnologia da ECAM. No dia 4 deste mês a equipe da Fundação Cultural Palmares esteve no Quilombo Mesquita para junto aos moradores diagnosticar a efetividade dos questionários e ouvir as sugestões do quilombolas.

Pretende-se paralelamente à aplicação dos questionários, capacitar as comunidades para mapearem os seus territórios, identificando quais são as manifestações e aparelhos culturais existentes neles e registrar essas informações no Google Earth.

Texto e Fonte: Emiliane Saraiva Neves/Fundação Cultural Palmares

Salvar