Você está aqui:

30.03.2017 – 13:30

A Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada do Ministério da Cultura, participará na tarde desta quinta-feira (30) da segunda edição da webconferência sobre educação escolar quilombola. Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), a ação, que envolve outras entidades ligadas à educação, terá início às 15h e poderá ser acompanhada ao vivo por meio deste link.
Para o coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Vanderlei Lourenço, que irá representar a FCP na webconferência, o debate ajudará a divulgar o projeto de educação da Palmares. “Nosso intuito é difundir o kit composto pelo livro Conhecendo nossa história: da África ao Brasil e a revista Coquetel, que tratam sobre todo o processo de chegada dos africanos ao País”, afirmou.
De acordo com Vanderlei, a prioridade da Palmares é ampliar o acesso à informação das comunidades quilombolas. “Não queremos que o trabalho com essas comunidades fique restrito às certificações. Queremos investir na qualificação profissional e educacional de seus habitantes também”, ressaltou.
O objetivo da webconferência é valorizar a diversidade étnico-racial, tendo a educação como instrumento decisivo para a promoção da cidadania e eliminação das desigualdades. Além da Fundação Palmares, a segunda webconferêcia conta com a parceria da Undime, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir).
Texto e Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura

Salvar