Você está aqui:

6.3.2017 – 20:45

Compromisso foi firmado pelo ministro Roberto Freire nesta segunda-feira (6) em reunião com o prefeito Luciano Azevedo e representantes Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)

A 16ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS) voltará a ser realizada este ano, de 2 a 6 de outubro, com apoio de R$ 300 mil do Ministério da Cultura (MinC). O compromisso foi firmado pelo ministro Roberto Freire, em reunião nesta segunda-feira (6) com representantes do evento e da prefeitura da cidade. O repasse será feito por meio de convênio.

“Tenho Passo Fundo como uma excelente experiência”, destacou o ministro. Segundo ele, este é um exemplo de ação de impacto para despertar o interesse do público nesse tipo de evento e para estimular a formação de leitores.

Na avaliação do secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Mansur Bassit, a articulação da Jornada com seu público não tem comparação com outra iniciativa nacional. “Ouso dizer que é o melhor modelo do país de formação de leitores. Modelo que deveria ser seguido por todas as prefeituras do País”, considerou Bassit, que antes de assumir o posto no ministério foi diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

De acordo com a vice-reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Dalmolin, um dos principais alvos da jornada são os estudantes das escolas públicas da região. A coordenadora da Jornada, Fabiane Burlamaque, também ressaltou que esse é o diferencial do evento. “Fazemos uma pré-jornada com as escolas, fazendo leitura com os alunos das obras dos escritores que participarão do evento antes de eles o encontrarem, além de munir os professores com essas informações.”

Sobre a Jornada

Realizada a cada dois anos desde 1981, o evento foi cancelado em 2015 por falta de patrocínio. Este ano, sob a coordenação da UPF, o evento contará com uma série de apresentações artísticas, seminários, rodas de conversas com escritores e lançamentos de livros. Em paralelo, será realizada a 8ª edição da Jornadinha, com programação voltada para o público infantil.

Segundo o prefeito do município gaúcho, Luciano Azevedo, o orçamento para esta jornada foi reduzido em relação à edição anterior de 2013 e, está estimado em cerca de R$ 2,5 milhões.

Texto e Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura

Salvar

Salvar