Você está aqui:

Entre os dias 1º e 3 de junho, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), realiza o Seminário Internacional Sistemas de Cultura: Política e Gestão Cultural Descentralizada e Participativa. O evento tem como objetivo refletir sobre política e gestão cultural, com destaque para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir de experiências internacionais e nacionais.

A abertura será nesta segunda-feira (1º), às 18h30, no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). Durante os outros dias, as palestras serão no salão azul do Hotel Nacional, das 9h às 18h. A transmissão será feita, em tempo real, pelo site e redes sociais do MinC.

Participarão do seminário gestores culturais de todas as regiões brasileiras e de países como Colômbia, Espanha, França e Uruguai, além de representantes de Pontos de Cultura, conselheiros de políticas culturais, artistas, produtores, parlamentares e sociedade em geral.

Entre os temas a serem debatidos durante os três dias de evento, estão o panorama do processo de estruturação da cultura, visão sistêmica da gestão pública, planos estaduais e municipais de Cultura e trocas de experiências entre estados e municípios.

De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, o seminário marca o início de uma nova etapa no trabalho de estruturação do SNC. “Estamos focados nas entregas concretas que o sistema deve fazer aos diversos setores da cultura e na integração e articulação com novos agentes”, afirma.

Sobre o SNC

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo é fortalecer as políticas culturais da União, estados, Distrito Federal e municípios por meio de institucionalização e ampliação da participação social para promover desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais.

Atualmente, 1.945 municípios e todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, aderiram ao SNC, o que significa que em todas as regiões do país encontram-se em curso iniciativas de estruturação de sistemas de cultura. Conhecer e evidenciar essas experiências a fim de possibilitar a troca e apontar cenários possíveis tornam-se estratégicos para o reconhecimento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura enquanto ferramenta a serviço da cidadania cultural.

Acesso Rápido:

Programação

Fonte: Assessoria de Comunicação/Secretaria de Articulação Institucional -Ministério da Cultura