Você está aqui:

O projeto Artesanato nos Jogos 2014 – Vitrines Culturais – selecionou mais de 90 artesãos e associações de todo o País para expor e comercializar suas peças em sete das 12 cidades-sede do Mundial de 2014. As exposições acontecem até 13 de julho nas Fifa Fan Fest e em espaços culturais de referência nas cidades (veja abaixo onde estão as Vitrines Culturais).

As vitrines têm mais de 200 tipos de peças de alta qualidade que compõem a cultura nacional. São cestarias, bordados, cerâmica, renda, tecelagem, brinquedos, peças em vidro e metal, artes indígenas, barro, cuias, entre outros.

“Poucas expressões artísticas representam tanto a riqueza da diversidade cultural brasileira quanto o nosso artesanato. A cerâmica, o artesanato indígena, as rendas, cada peça carrega a identidade cultural e a história de vida de uma comunidade, de uma região do Brasil”, afirma a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

O edital do Artesanato nos Jogos 2014 recebeu a inscrição de 1.200 projetos, pela internet e pelos Correios. “O projeto Artesanato nos jogos 2014 – Vitrines Culturais apresentará para o país e para o mundo a excelência do artesanato brasileiro revelando a riqueza da nova diversidade cultural e contribuindo para a geração de renda de centenas de artesãos do Brasil”, informa o secretário da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho.

Diversidade

Os visitantes terão a oportunidade de apreciar e comprar obras artesanais de valores estético, cultural e de tradição centenária. É o caso, por exemplo, da renda labirinto, produzida por artesãs em Nísia Floresta (RN), município localizado a 40 km de Natal. O trabalho reúne técnicas híbridas de renda e bordado, dominadas há pelo menos três gerações de mulheres, que desenvolvem centros de mesa, toalhas, panos de bandeja e guardanapos.

De Pernambuco, a Associação Leão de Ouro apresenta a sofisticada gola de maracatu, uma peça artesanal que compõe o vestuário de uma das mais antigas tradições culturais brasileiras.

As artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG) levarão as famosas bonecas de barro da região que, pela beleza e singularidade, ganharam identidade própria e são apreciadas no Brasil e no exterior.

Outro destaque das Vitrines Culturais é o artesanato em balata. O látex extraído da árvore balateira, após um processo de limpeza e beneficiamento, fornece a matéria-prima para um artesanato encontrado somente na região Norte do Brasil. Por meio da técnica de modelagem da balata, os artesãos do Pará produzem miniaturas de animais e personagens do cenário amazônico.

Do Sul do país haverá peças delicadas como as pêssankas, tradição milenar ucraniana, trazidas para o Brasil durante a colonização. A técnica consiste na sobreposição de pinturas e desenhos em ovos, feitos à mão com cera de abelha derretida.

Na avaliação do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guiherme Afif Domingos, as peças que serão expostas possuem alto valor agregado e definem um  segmento econômico com potencial gerador de riqueza e renda.  “O artesanato brasileiro é atualmente uma contrapartida à massificação e à uniformização de produtos globalizados”, acrescenta Afif Domingos.

Confira aqui o Catálago das Vitrines Culturais.

Serviço:

Artesanato nos Jogos 2014 – Vitrines Culturais

De 12 de junho a 13 de julho

Locais:

Rio de Janeiro

Espaço cultural montado pelo MinC no Parque das Ruínas, Santa Teresa. Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ

Belo Horizonte

Espaço cultural montado pelo MinC na Fifa Fan Fest, na Expo Minas. Endereço: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira- Belo Horizonte/MG.

Manaus

Espaço cultural montado pelo MinC no Paço da Liberdade. Endereço: Rua Gabriel Salgado – Centro – Manaus/AM.

Porto Alegre

Espaço cultural montado pelo MinC na Usina do Gasômetro. Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro – Porto Alegre/RS.

Recife

Espaço cultural montado na Representação Regional do MinC no Nordeste. Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife – Recife/PE.

Salvador

Espaço montado pelo MinC na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Endereço: Rua Gal Labatut, 27 – Barris – Salvador/BA.

São Paulo

Espaço montado pelo MinC na Fifa Fan Fest, Vale do Anhangabaú.

 

Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura