Você está aqui:

Nos últimos dias, as cidades de Piraju (16/05), Presidente Prudente (20) e Espírito Santo do Pinhal (21/05) receberam a equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura- RRSP. Os encontros visam divulgar e esclarecer os participantes sobre os programas e ações do Ministério, ampliando o diálogo com os cidadãos e fomentando a participação dos paulistas nas possibilidades oferecidas pelo órgão.

Sistema Nacional de Cultura – Na cidade de Piraju o encontro contou com a participação de gestores e produtores culturais de doze municípios da região. Dirigentes de cultura e artistas das cidades de Itaí, Óleo, Coronel Macedo, Fartura, Santa Cruz do Rio Pardo, Ocauçu, Palmital, Taguaí, Ipaussu, Águas de Santa Bárbara e Fartura foram recebidos pelo prefeito de Piraju, Jair César Damato, pelo vereador Sérgio Antonio Sanches e pelo Diretor de Cultura, Luiz de Almeida (Nico). “Nosso objetivo é que os dirigentes de cultura e os prefeitos conheçam e entendam o Sistema Nacional de Cultura- SNC. O encontro foi excelente, Valério deu o recado. A apresentação foi bem técnica e, ao mesmo tempo, muito compreensível, não teve nada que não entendemos”, salientou o Diretor Nico.

(Foto de Marcos Fernandes)

Encontro regional em Piraju

Vale Cultura – Em Presidente Prudente a pauta foi o Vale Cultura. Mais de oitenta participantes, entre eles empresários, comerciantes, representantes de associações, sindicatos e da classe artística estiveram reunidos no Centro Cultural Matarazzo para conhecer e compreender as regras de participação no Vale Cultura. O Chefe da RRSP, Valério Bemfica, apresentou o benefício, sanou dúvidas e mostrou alguns números consolidados do programa, que está em sua fase inicial. “Em nosso país, 89% das pessoas nunca foram a um concerto de música clássica, 75% nunca foram a espetáculos  de dança ou balé, 57% nunca frequentaram um teatro. O Vale Cultura é uma das ferramentas que temos para modificar este triste quadro”, afirmou o Representante do Ministério.  “Já sabemos que dos R$ 1.929.810,97 consumidos com o Vale-Cultura em todo o país, certa de 70% foi destinado à compra de itens do setor livreiro, 42% só no Estado de São Paulo”, declarou Bemfica.

Para saber mais sobre o Vale Cultura, clique aqui.

Clique aqui e leia mais sobre o encontro em Presidente Prudente.

Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – Na quarta-feira (21) foi  a vez da cidade de Espírito Santo do Pinhal receber a equipe do Ministério da Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura mobilizou as cidades da região e representantes de doze municípios foram ao encontro com o MinC –  Mococa, Divinolândia, Águas da Prata, Itobi, Santo Antonio do Jardim, Caconde, Aguaí, Mogi-Guaçu, São João da Boa Vista, Valinhos e Casa Branca. Gestores de diversas secretarias da administração pública, entidades da sociedade civil e artistas prestigiaram o evento, como a Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro”, a Casa da Cultura (Dona Elvira Florence) e a Escola de Samba Monte Alegre. Além do SNC, o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC também foi tema de debates. A equipe gestora de Espírito Santo do Pinhal irá entrar em contato com produtores e artistas da cidade para orientá-los em seu cadastramento na plataforma. O SNIIC é a ferramenta disponibilizada pelo MinC para mapear e divulgar o trabalho de todos aqueles que atuam no segmento da cultura, em suas diversas linguagens.

Saiba mais sobre o SNIIC clicando aqui.

Bemfica, Rosa Cavagnolli, Diretora de Cultura, e Frederico Roth (Unesco/MinC) em Espírito Santo do Pinhal

Valinhos, São José do Rio Preto, capital e São Caetano do Sul: próximos encontros

Confira nossa programação e participe. As aproximas atividades acontecem em Valinhos (link para convite), em São José do Rio Preto,  São Caetano do Sul (link para convite) e capital.

Para confirmar sua presença, encaminhe uma mensagem para comunicação.sp@cultura.gov.br informando a data em que estará conosco. Mais informações pelo telefone (11) 2766.4300

Agenda:

27/05 (terça-feira)

Valinhos 

Vale Cultura

19hs na sala Ivan Fleury – Prefeitura Municipal de Valinhos – Rua Antonio Carlos, 301 – Centro (entrada pela Av. dos Imigrantes).

Parceiro: Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos

28/05 (quarta-feira)

São José do Rio Preto 

Vale Cultura e Economia Criativa

19hs na Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto- Rua Silva Jardim, 3099 – Centro.

Parceiro: Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto- Acirp

02/06 (segunda-feira)

São  Paulo

Apresentação do primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC

13hs na Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios – São Paulo (estação Santa Cecília do Metrô)

03/06 (terça-feira)

São Caetano do Sul

Apresentação do primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC

9h30 no Campus Barcelona da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, Auditório Élcio Quadrio – Av. Goiás, 3400