Você está aqui:

20.03.2014

Acontece nesta sexta-feira (21) e no sábado (22), o 3º Fórum Cearense dos Pontos de Cultura, no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O encontro é um espaço destinado à troca de experiências e ao aprimoramento das ações dos Pontos de Cultura do estado e tem também a missão de escolher os representantes do Ceará para o Fórum Nacional e para a Comissão Cearense dos Pontos de Cultura.

O encontro é uma ação do Programa Cultura Viva realizada em parceria pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pelas Comissões Cearense e Nacional dos Pontos de Cultura.  É destinado apenas a representantes de Pontos de Cultura do Ceará, com convênios finalizados com a Secult/CE ou com o MinC.

O secretário substituto da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, irá representar a SCDC/MinC no evento. Ele fará uma palestra na Mesa de Abertura do Fórum, onde deve falar sobre os novos rumos do Programa Cultura Viva e passar informes sobre a realização da TEIA Nacional, agendada entre os dias 19 e 24 de maio, em Natal (RN). Participará, também, da Mesa de Debates sobre o Programa Cultura Viva, às 15h de sexta-feira, e da discussão dos Grupos Temáticos, a partir das 16h30.

As inscrições para a participação do fórum já estão sendo realizadas, no balcão de atendimento Estação Chico da Matilde (Secult/CE e MinC), no Espaço Mix do CDMAC, no horário das 8h às 18h.

A Mesa de Abertura terá início às 13h30 desta sexta-feira. Além do secretário da SCDC/MinC vão participar dos debates o secretário de Cultura do estado do Ceará, Paulo Mamede, o coordenador dos Pontos de Cultura junto à Secult, Xauí Peixoto, o representante da Comissão Cearense dos Pontos de Cultura, Luciano Bento, a representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Mãe Isabel, e o representante cearense na CNdPC, Zé da Paz.

Na programação do fórum está previsto a realização de debates sobre o Programa Cultura Viva, com a presença de lideranças dos Pontos de Cultura da Bahia (Lula Dantas); Ceará (Marcos Rocha); e o consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Iphan, João Paulo. Serão realizados, também, quatro grupos de debates temáticos que vão tratar sobre Cultura, Cidadania e Direitos; Institucionalização e Legislação; Comunicação; e Sustentabilidade.

Veja aqui a programação
Veja mais sobre o Fórum

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)