Você está aqui:

Dando início às suas atividades em 2014, o Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais realiza dois eventos neste mês de fevereiro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itaguara, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Fórum promove encontro intermunicipal nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório da Escola Estadual Coronel Frazão (Rua Maria Felizarda, 51 – Centro – Itaguara).

O encontro vai tratar dos passos necessários para a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura, dos elementos que compõem o SNC e apresentar relatos de experiências de municípios que já concluíram a adesão. O evento terá também momento para apresentação de inventário coletivo da situação da área cultural dos municípios participantes. Trata-se da primeira de uma série de reuniões itinerantes que a entidade pretende realizar durante o primeiro semestre de 2014.

Criado em 2011, o Fórum de Políticas Cutlurais de Minas Gerais é formado por diversas instituições da sociedade civil e de órgãos públicos, entre eles o Ministério da Cultura por meio da Representação Regional Minas Gerais. Como um espaço para o diálogo e o aprofundamento das questões relacionadas à política pública de cultura, tem entre seus objetivos aproximar governos municipais, estadual e federal, no sentido de instituir e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura.

No dia 25 de fevereiro (terça-feira), o Fórum promove reunião em Belo Horizonte que contará com a presença do diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos. O diretor irá ministrar palestra com o tema Programa Cultura Viva – Novas possibilidades de parcerias a partir da Portaria 118 , de 30 de dezembro de 2013. O evento acontece às 14h, na Funarte MG (Rua Januária, 68 – Floresta).

A Portaria 118 implementou mudanças no Programa Cultura Viva, dentre elas o reconhecimento, como Pontos de Cultura, de grupos e coletivos sem personalidade jurídica, que desenvolvam atividades culturais em suas comunidades. Além disso, a Portaria ampliou as formas de fomento aos projetos culturais, incluindo o lançamento de editais de Prêmios de Reconhecimentos e concessão de Bolsas de Apoio de iniciativas dos governos federal, estadual e municipal/distrital, dentre vários outros pontos que serão apresentados e debatidos na reunião. 

Os interessados em participar podem confirmar presença no link

https://docs.google.com/forms/d/1OX_su1l2M6532MlTvBec1dEZAhsDcnGn1OlfEuX6peE/viewform