Você está aqui:

O Sistema Nacional de Cultura- SNC é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) visando a democratização do setor e a continuidade das ações.

Visa também possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção. Além disso, a implementação do SNC faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura- PNC (Lei 12.343/2012), planejamento construído de forma coletiva em diferentes instâncias de participação.

SNC em São Paulo – Duzentos dos seiscentos e quarenta e cinco municípios paulistas já assinaram o Acordo de Adesão. Em outras palavras, 31% das cidades se comprometeram a organizar o CPF da Cultura: Conselho Municipal de Política Cultural; Plano Municipal de Cultura (decenal) e Fundo Municipal de Cultura.

O Estado de São Paulo integrou-se ao SNC no mês de setembro do ano passado. A cerimônia de Adesão contou com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A Adesão ao SNC deve ser solicitada pela plataforma http://snc.cultura.gov.br/

Clique aqui e saiba mais sobre o SNC