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A Superintendência de Acompanhamento de Mercado da ANCINE publicou, nesta quarta-feira (15), o Informe Preliminar contendo os números do cinema nacional em 2013. Os dados confirmam o ano passado como um dos melhores para o cinema brasileiro nas duas últimas décadas.
 
Foram 127 longas-metragens nacionais lançados em circuito comercial – recorde histórico para o cinema nacional –, com 27,8 milhões de espectadores, e gerando renda de R$ 296 milhões. A participação de público dos filmes nacionais em 2013 foi de 18,6% – 10 filmes brasileiros ultrapassaram a marca de um milhão de bilhetes vendidos, e 24 tiveram mais de 100 mil espectadores (em 2012, apenas 17 obras ultrapassaram esta marca).
 
 Ao todo, o mercado brasileiro de salas de exibição teve, em 2013, 149,5 milhões de ingressos vendidos e renda de mais de R$ 1,7 bilhão, apresentando crescimento contínuo nos últimos cinco anos.
 
Nacionais
As distribuidoras brasileiras também se destacaram no ano passado, tendo sido responsáveis por 85,8% do público dos títulos nacionais exibidos no período, com destaque para o consórcio Paris/Downtown, responsável pela comercialização de nove das vinte maiores bilheterias brasileiras no ano.
A distribuidora nacional Paris, individualmente ou em codistribuição com outras empresas, foi responsável, com títulos brasileiros e estrangeiros, por 20% do público de salas de exibição no ano de 2013.
 
O parque exibidor brasileiro encerrou o ano com 2.679 salas – quarto ano consecutivo de crescimento -, com destaque para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 14,3% e 13,1% de incremento no número de salas. Em cinco anos, entre 2009 e 2013, o índice de habitantes por sala do Brasil saiu de 91,7 mil em 2009 para 75 mil em 2013.
Informe Anual Preliminar de 2013, elaborado a partir de dados fornecidos pelas empresas distribuidoras registradas na ANCINE, considera as semanas 1 a 52 de 2013 (de 4 de janeiro de 2013 a 2 de janeiro de 2014). O documento está publicado no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA.
Fonte: Ancine
Edição: Ascom/MinC
Imagem: Divulgação