Você está aqui:

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinaram nesta terça-feira (18) a portaria interministerial que institui o Programa Mais Cultura nas Universidades.

Durante a cerimônia, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou que o programa ampliará oportunidade de ensino e profissional. “Com o Mais Cultura nas Universidades, os estudantes terão uma formação mais completa e poderão exercitar suas atividades profissionais com uma visão de mundo ampliada. É um programa que não temos dúvidas que será um sucesso”.

O programa, construído por meio de um Grupo de Trabalho Interministerial envolvendo o MinC e o MEC, visa ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de nossas políticas culturais.

Entre os objetivos do ‘Mais Cultura nas Universidades’, está a ampliação do uso das instituições de ensino público como um espaço de produção e circulação da cultura brasileira, de acesso aos bens culturais e de respeito à diversidade e pluralidade da cultura brasileira.

Por meio de editais, o Programa vai apoiar projetos que, entre outras coisas, estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, tais como museus, cinemas, teatros.

Execução

A execução do programa se dará de um a dois anos, com investimentos iniciais na primeira etapa de R$20 milhões, podendo alcançar R$100 milhões. A primeira etapa será constituída por uma comissão técnica que receberá as propostas das universidades para a elaboração dos editais.

O ministro da Educação, Aluizio Mercadante, salientou que o ‘Mais Cultura nas Universidades’ dialogará com os cursos desenvolvidos nas instituições de ensino. “Vamos projetar o que as universidades trazem sem seu entorno para dialogar com as atividades culturais desenvolvidas dentro dos cursos”.

Para a diretora de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), Patrícia de Matos, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento do circuito e das redes de produção artísticas nas universidades e também para estimular os alunos que já são artistas.

Também estavam presentes na cerimônia, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira, reitores das Universidades Federais e representantes da UNE.

Parcerias

O MinC celebrou, recentemente, também em parceria com o MEC, o Programa Mais Cultura nas Escolas, que atua sobre o ensino básico em sua estratégia de colaborar para a integração das artes e da cultura às práticas pedagógicas, fortalecendo a educação integral e integradora do sujeito à sociedade.
Texto: Layse Lacerda
Edição: Ascom/MinC