Você está aqui:

O próximo encontro estadual do Programa Cultura Viva será realizado em Belo Horizonte entre os dias 23 e 24 de setembro, na sede da Associação Querubins – Rua Corrêa, nº 700, Sion – . A TEIA é um encontro de organização, gestão e confraternização dos Pontos de Cultura aberto à participação da sociedade civil. A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, deverá estar presente na abertura do encontro.

Dentro das atividades da TEIA acontece o V Fórum dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, instância político-administrativa do programa onde são realizadas as discussões das diretrizes que  do movimento para os próximos anos.

Na pauta do fórum está previsto o debate sobre o redesenho do Programa Cultura Viva, a continuidade das ações dos Pontos de Cultura, os novos editais, o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o encerramento do convênio do Cultura Viva do período 2010/2012 e a avaliação e renovação da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, além da eleição dos representantes de Minas Gerais para a Comissão Nacional.

As atividades têm início às 8h de segunda-feira (23), com o credenciamento e recepção dos visitantes. A solenidade de abertura será às 9h, com a aprovação do regimento interno do encontro e logo em seguida haverá a Mesa de Debates sobre o Redesenho do Programa Cultura Viva, que será composta por representantes da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), por representante da Secretaria Estadual de Cultura e integrantes das Comissões Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura.

À tarde haverá uma Roda de Conversa entre os representantes dos 180 projetos conveniados com o Programa Cultura Viva em Minas Gerais para debater sobre a experiência com o conveniamento, as vivências de cada ponto, o processo de intercâmbio com a Rede dos Ponto de Cultura e a continuidade do programa.

A parte final da tarde será destinada à Conferência Livre de Cultura que irá elaborar os eixos temáticos dos Pontos de Cultura do estado para a III Conferência Nacional de Cultura, que será realizada no mês de novembro.

Paralelamente à programação da TEIA haverá o plantão Tira-Dúvidas sobre prestação de contas dos convênios, realizado pela equipe de Coordenação Geral de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC).

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)