Você está aqui:

A Teia da Diversidade e Conferência Livre de Cultura do estado de Goiás é o próximo grande encontro de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Será realizada no Centro Cultural (Praça Universitária) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, entre os dias 23 e 25 de agosto. Palestras, Fórum Goiano dos Pontos de Cultura, Mostra Artística, Feira de Produtos do Cerrado e exibição de vídeos dos Pontos de Cultura integram a programação do evento.

A Teia é um grande encontro da diversidade cultural, realizado uma vez por ano nos estados. O objetivo é promover a troca de saberes e fazeres entre os integrantes dos Pontos de Cultura, além de fortalecer os marcos legais do programa, as políticas públicas para o setor e a articulação institucional entre os pontos, a sociedade e o governo.

As Teias estaduais também proporcionam o encontro de vários segmentos da diversidade, tais como: representantes de comunidades afro-brasileiras, grupos ciganos, indígenas, pessoas com deficiência, seguimento LGBT, Povos de Terreiro, População de Rua, entre outros.

Eleição de delegados

Dentro das atividades do Fórum Goiano dos Pontos de Cultura, a se realizar durante a Teia de Goiás, serão eleitos os delegados dos Pontos de Cultura do estado para a Teia Nacional da Diversidade, agendada para abril de 2014. Haverá também a escolha do novo representante do estado para a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e a realização de oficinas de capacitação em prestação de contas.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, fará uma palestra sobre o Programa Cultura Viva e a Teia Nacional, na cerimônia de abertura do encontro, dia 23 , às 19h30. O secretário estadual de Cultura, Gilvane Felipe, a secretária de Cultura de Goiânia, Glacy Antunes, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Hélio Martins, vão compor a Mesa de Abertura do evento, juntamente com a secretária Márcia Rollemberg.

Atividades

Durante os três dias da Teia de Goiás haverá um grande número de atividades culturais dos Pontos de Cultura do estado, com apresentações de bandas musicais, shows de Hip Hop, peças de teatro, expressões do folclore regional, como a Dança do Pau de Fita e de grupos de capoeira, além de uma feira de produtos típicos da região do Cerrado brasileiro, bioma que compõe o estado de Goiás.

Os secretários do MinC, Américo Córdula, de Políticas Culturais, e Bernardo Machado, de Articulação Institucional, participam da mesa redonda intitulada Os Eixos Temáticos da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada sábado pela manhã (24), dentro da programação do encontro. A Teia de Goiás é uma realização conjunta da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura com a Prefeitura de Goiânia, Secult/GO, Programa Cultura Viva, UFG e Comissão Goiana dos Pontos de Cultura.

Veja aqui a programação da Teia de Goiás

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)