Você está aqui:

O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Marcelo Pedroso, recebeu nesta quarta-feira (29) o prefeito de Iguatama (MG), Leonardo Carvalho Muniz. O objetivo do encontro foi apresentar projetos da cidade na área cultural, em especial a restauração do Casarão da Ponte, um prédio tombado pelo município, localizado às margens do rio São Francisco, e ainda a implantação de um Memorial que promoverá a história e a cultura da região. Também participaram do encontro o vice-prefeito, Ivo Batista da Costa; o secretário de Cultura, Reinaldo Leão; e o vereador Antônio Duque.

Na oportunidade, o prefeito apresentou o Inventário do Patrimônio Cultural da Cidade e forneceu detalhes da proposta. O secretário da SAI destacou as possibilidades de apoio à iniciativa e apresentou um panorama dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Cultura. Abordou ainda a importância de garantir a implementação do Sistema Nacional e realizar a Conferência Municipal de Cultura na cidade.

História

Com oito mil habitantes, Iguatama está localizada na região do Alto do Rio São Francisco, a 258 km de Belo Horizonte (MG). A cidade surgiu da ocupação da região no século 19 e registra a passagem de personagens ilustres como dona Beja e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. O nome da cidade tem origem indígena “Iguaterama” – e significa “Enseada da minha terra”, numa clara alusão à curva do rio São Francisco que fica em frente à cidade.

Fonte: SAI/MinC